Início » Repositório de Dados » Ferramentas em R

Ferramentas em R

Aqui, listo alguns pacotes em R voltados à análises de acessibilidade/mobilidade, e que tem me ajudado bastante na pesquisa/trabalho. Também listo tutoriais/vignettes de aplicações voltadas aos transportes. Caso tenha sugestões de outros conteúdos úteis, entre em contato!

Roteamento em redes multimodais, provendo uma interface simples para o R5. Permite representar redes de transporte a partir de dados do OpenStreetMap, GTFS e dados de elevação, realizando estimativas de matrizes de tempo/distância para diferentes modos e cálculo facilitado de métricas de acessibilidade.

Disponível em https://github.com/ipeaGIT/r5r

Dica: o R5 exige o Java 11, que precisa ser instalado antes. Caso também possua o Java 8 (usado, por exemplo, no OpenTripPlanner), talvez você precise configurar o Path do sistema para que esse java seja reconhecido como default.

Permite construir uma rede de grafos a partir de dados do OpenStreetMaps, possibilitando o cálculo facilitado de distâncias mínimas em rede.

Disponível no CRAN em https://cran.r-project.org/web/packages/dodgr/index.html

Roteador multimodal similar ao r5r, que permite representar redes de transporte com base em dados do OpenStreetMaps, GTFS e dados de elevação. Embora ja conte com a versão 2.x, é necessário utilizar a versão 1.5, que possui as funcionalidades de análise (isócronas, etc).

Disponível no CRAN em https://cran.r-project.org/web/packages/opentripplanner/.]

Dica: requer o Java 8, enquanto o r5r requer o Java 11, o que pode acabar gerando conflito. Talvez seja necessário modificar o Path do java no sistema para que o OTP possa rodar.

Possui diversas ferramentas voltados à análise de sistemas de transporte, como linhas de desejo, roteamento/alocação, etc.

Disponível no CRAN em: https://cran.r-project.org/web/packages/stplanr/

Permite fazer download em formato geográfico de indicadores calculados de acessibilidade para cidades brasileiras, frutos do trabalho do projeto Acesso a Oportunidades do IPEA.

Disponível em https://github.com/ipeaGIT/aopdata

Facilita a obtenção de conjuntos de dados espaciais do IBGE, como bases de estados, municípios, setores censitários, e outras subdivisões espaciais adotadas pelo IBGE.

Disponível em https://github.com/ipeaGIT/geobr.

As isócronas são isolinhas bastante utilizadas na análise de redes de transportes, sendo a base para o cálculo de alguns tipos de indicadores de acessibilidade. Para calculá-las em R, recomendo:

Pacote desenvolvido pelo IPEA, possibilita o cálculo de indicadores de acessibilidade através de distintas métricas.

Disponível em https://ipeagit.github.io/accessibility/